Saldo negativo

Tenho um casal amigo que se juntou recentemente. O grande passo não foi começar a viver juntos, mas sim abrir uma conta conjunta. Como os tempos mudaram, certo?


Quando eles contaram ao grupo a novidade, uma vez que foi um passo muito importante na sua relação, todos deram a sua opinião e quiseram saber mais sobre a divisão do dinheiro - vai o ordenado todo para essa conta ou apenas uma parte dela? Vão utilizar esse dinheiro para pagar tudo ou apenas as coisas de ambas? Quem é que fica responsável pela conta? Etc.


Neste caso, os meus amigos já são muito "adultos" e além de ela ser forreta e ele gastar até ao último tostão conseguiram organizar-se bem. Por serem tão diferentes em relação ao dinheiro, apenas colocam um X dos seus ordenados nessa conta. Utilizam esse dinheiro para pagar todas as despesas do casal - renda, carro, contas da casa, compras para a casa, etc. Tudo o que seja lazer, mesmo as viagens que eles adoram fazer juntos, é cada um por si. Devido a essa situação, é bastante engraçado ouvir um deles dizer que está a zeros enquanto o outro comenta que vai às compras na próxima semana.

Quando vivi junto não cheguei abrir uma conta, mas também criámos um esquema para tudo o que era comprado em comum fosse pago pelos dois. Neste caso como o meu ex-namorado ganhava bem mais dinheiro que eu, normalmente pagava em adiantado. No final do mês através de uma tabela feita no Excel, essas compras eram divididas por dois e eu transferia-lhe o respetivo valor.

Depois de uma pequena pesquisa sobre a junção de contas, tudo o que encontrei foram desvantagens. Algumas delas bem fortes como por exemplo, ao terem contas separadas um deles nunca iria roubar o dinheiro todo e fugir. Talvez goste de acreditar nas pessoas e viva num conto de fadas, mas não consigo imaginar isso acontecer comigo. Não que seja melhor que ninguém, e além de concordar que não se deve juntar todo o dinheiro, caso o fizesse não acredito que um dia fosse roubar e a fugir da pessoa que amo. Mas também acredito que inicialmente ninguém se imagina a fazer isso, certo?

Ao comentar esse exemplo com os meus amigos, alguns responderam que há relações que terminam violentamente e com muito ódio à mistura Sendo assim fiquei a pensar, será que uma relação pode ser tao agressiva e desgastante que nunca se deve confiar plenamente na outra pessoa?

2 comentários:

Miguel R disse...

Tenho a sensação que no dia que isso acontecer, levo uma tampa... oh wait.
Desconhecia o blog. me gusta.

Unknown disse...

Então Miguel?

Obrigado! :)