Afinal qual é a tua idade?

Quando era puto sempre pensei que aos 30 anos já teria a minha vida resolvida - emprego estável, mulher e filhos (keyword: mulher), casa e carro. Agora com essa idade, sem dúvida que nada correu dentro desses planos.


Não tenho grandes problemas com o facto de estar um bocado desorientado com a minha vida, mas tenho amigos que não conseguem viver tão bem com isso como eu. Tenho uma amiga que quer tudo e para já! Tem 30 anos e como as coisas não correram como planeado até agora, decidiu que precisa de mudar de vida. No entanto, todos os seus planos têm um prazo bastante curto. Como as coisas, normalmente, não acontecem de um dia para o outro, está sempre a deprimir. Sempre que falo com ela, não sei se deva chorar ou rir com tanta coisa sem sentido que sai daquela boca.

É verdade que com a crise e a forma de vida atual tudo mudou. Sair de casa dos pais o mais cedo possível passou a ser algo que se faz o mais tarde possível. Arranjar um trabalho com boas condições e estável não é fácil, pois para isso é preciso fazer imensos estágios. Claro que estas razões podem ser apenas desculpas para demorar a crescer.

Cada um faz o que quer da sua vida, mas tenho que admitir que me faz uma certa confusão o pessoal com 40 e tal anos fazerem uma vida igual à que faziam com 20 anos. Trabalhar durante a semana e borga ao fim-de-semana. Semana após semana, essa é a sua vida. Também é verdade que tenho uma certa inveja deles, eu com 30 anos já não consigo ter a vida louca que tinha há uns anos atrás. As ressacas são bem mais fortes e o nível de energia e loucura que corre nestas veias já não é o mesmo.

Uma das coisas que sempre achei piada é quando terminas uma relação as portas do mundo parecem que se voltaram abrir. O pessoal volta a sair, tenta conviver o máximo possível porque não está habituado a estar mais de 5 minutos sozinho. Parece que tudo o que aprenderam e viveram durante os anos que namoraram desapareceu e têm que começar tudo do 0.

Com isto tudo e porque tenho um amigo que justifica todas as loucuras que faz com "os 30 são os novos 20", fiquei a pensar que afinal esta frase pode estar realmente correta. Será que tenho que voltar atrás para conseguir avançar?

1 comentário:

Ro Fers disse...

Gostei da forma que conduziu o texto...
Realmente a vida passa num piscar de olhos.
Eu já me deprimi um pouco ao chegar num determinado momento e não ter conquistado o que eu almejava...
Hoje já conquistei boa parte do que desejei...
Tudo na vida tem o tempo.
Abraços!